O Instituto de Convivência, Estudo e Pesquisa Nise da Silveira - ICEP é um serviço especialmente voltado para acolher pessoas que apresentam algum sofrimento psíquico. Foi criado a partir da necessidade de se oferecer um serviço alternativo ao modelo de tratamento hospitalocêntrico, cronificador e ainda dominante no país. A estratégia terapeutica adotada pela instituição basea-se na relação terapeuta-cliente-familia-comunidade.
Desde 1997 oferece uma assistência que ofereça recursos para que as pessoas que apresentam transtornos mentais descubram suas potencialidades e resgatem suas capacidades perdidas com a instalação da doença ou de intenso sofrimento psíquico. Acredita-se que a experiência na clínica com o adulto demonstra que sofrimentos psíquicos e quadros clínicos que sucedem instalação de transtornos mentais, que acarretam impedimentos importantes na vida do sujeito, demandam uma rede ampla de recursos. Sendo para isso necessário reconhecer a diversidade dos funcionamentos psíquicos e os múltiplos fatores que interagem determinando sua constituição, sem privilegiar de forma excludente em qualquer uma das áreas do funcionamento humano.
Dentro dessa perspectiva o ICEP propõe três vertentes de tratamentos: o Programa de Atenção Diária, o Programa de Assistência Ambulatorial e o Programa de Habilitação Social. Estes embora guardem sua especificidade, possuem relações de interdependência e oferecem atividades que incluem diversas abordagens terapêuticas que serão ou não incluídas no programa de tratamento do cliente a depender da sua necessidade particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário